quinta-feira, 26 de junho de 2014

DIET x LIGHT

Oi galerinha!!!

Pra não ficar só falando de suplementos nutricionais e Nutrição Esportiva, resolvi fazer este post curtinho, mas muito útil!
Achei que a diferença entre alimentos DIET e LIGHT fosse um assunto conhecido já, mas, em minhas consultas, percebo que todos os meus clientes ainda confundem bastante a diferença destes dois conceitos. Então, para esclarecer a vcs de uma vez por todas, a nutri, aqui, vai explicar! 

DIET = Um produto tem este conceito, porque, quando comparado ao seu produto tradicional, ele tem algum ingrediente excluído, ou seja, podemos ter um produto DIET de: gordura total, de colesterol, de açúcar, de sal, etc. 
Um produto diet, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não tem necessariamente, valor reduzido em calorias, porque muitas vezes, quando exclui-se um componente do produto original, aumenta-se outro para que gosto continue agradável ao consumidor. É, por exemplo, o que acontece com os chocolates que são DIET de AÇÚCAR, normalmente, estes chocolates têm mais gordura para que o gosto mantenha-se bom.

LIGHT = Um produto tem este conceito, porque, quando ao ser comparado ao seu produto tradicional, tem, no mínimo, 25% a menos de qualquer um de seus ingredientes, ou seja, podemos ter um produto LIGHT de: gordura total, de colesterol, de açúcar, de sal, etc. Estes produtos, sim, quando comparados aos seus tradicionais, normalmente, têm o valor calórico reduzido.

Lembre-se sempre desta regrinha:  DIET = EXCLUSÃO  e   LIGHT = REDUÇÃO

Duas dicas da nutri pra vcs:
1. Leiam sempre os rótulos dos alimentos!!! Vale também fazer a comparação também entre os produtos tradicionais com seus respectivos DIET e LIGHT para ver se compensa fazer a troca.
2. Produtos que contenha os adoçantes sacarina, ciclamato de sódio e aspartame não são as melhores opções! Procurem consumir alimentos que contenham os adoçantes STÉVIA e SUCRALOSE, até que se prove o contrário, são adoçantes que não são prejudiciais à saúde, quando consumidos com moderação. Vale lembrar que, para pessoas com hipotireoidismo, o adoçante sucralose não é recomendado!

Espero que tenha sido clara e que vcs aproveitem estas dicas!
Bjo da nutri
;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário